★ Home & Health ★ Reabilitação

Novembro 13 2012

O pé é uma estrutura complexa, com 26 ossos, 33 articulações, 19 músculos e tendões, o que garante que o pé consiga se mover de várias maneiras.

Caminhar é um ato natural, mas nem imaginamos o quanto essa estrutura é complexa.

A nível de curiosidade, caminhar é uma das funções mais complexas do corpo, envolvendo 650 músculos e 80% dos 208 ossos.

O pé tem a função de apoiar e equilibrar o corpo sobre o solo, mantendo-se ereto e também é uma peça fundamental do processo de locomoção. Atua como um suporte para o corpo e ao mesmo tempo como um sistema de alavancas que o impulsionam durante o ato de caminhar, correr, saltar e também amortecer impactos.

É um dos principais mecanismos do corpo, ainda assim negligenciado, consegue cumprir suas funções mesmo com condições e pressões adversas.

Por esses motivos, o calçado deve ter características que permitam, em qualquer circunstancia, realmente proteger o pé, sem prejudica-lo ou causar-lhe dano. Caso contrário, o calçado afetará  a saúde e a performance do pé e todo o corpo.

 

 

Outra situação bastante comum, entre as mulheres, é a adequação da altura dos saltos. Como podemos observar nas figuras abaixo, cada tipo de salto provoca um tipo de acomodação dos pés, as quais, muitas vezes, tornam-se prejudiciais, inclusive, à coluna vertebral.

 

 

Na figura abaixo podemos ver como a coluna vertebral é prejudicada com salto alto.

 

 

A higiene também é importante para os pés e sapatos. Para um maior conforto os pés devem ter as unhas aparadas de maneira reta, deixando-as levemente maiores que as pontas dos dedos.

Os pés transpiram cerca de 20g por dia, para evitar a propagação de fungos e bactérias, também é importante a secagem, principalmente entre os dedos.

Outra medida importante é mantê-los sempre que possível, bem arejados.

É importante também visitar o podólogo na presença de qualquer anomalia. O podólogo é o profissional da saúde treinado para cuidar não somente dos pés, mas também de todo o membro inferior, da coluna vertebral e outras enfermidades.


Sapatos inadequados são responsáveis por 90% das doenças dos pés. Ter em mente este fato na hora da compra significa prevenir o incômodo de pisar sentido dor. Flexibilidade da sola, material macio, bico amplo e salto em torno de três centímetros são características básicas de um sapato “saudável”



Talita Castelani

Fisioterapeuta - Coordenadora Geral

Equipe Home & Health - Reabilitação


publicado por Equipe Home and Health Reabilitação às 13:51

Blog destinado a profissionais e pacientes, com dicas e propostas de tratamentos com base teórico-científico. Deixe sua dúvida ou sugestão. VISITEM AS NOVAS PÁGINAS NAS CATEGORIAS ABAIXO.
CATEGORIAS HOME & HEALTH:
Fisio Respiratória
Fisio em Cardiologia
mais sobre mim
SIGA-ME:
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


pesquisar
 
FAN PAGE:
Visitantes:
hospedagem
blogs SAPO