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Abril 01 2011

Segundo Sexton (2005) apenas exercícios que desenvolvam força e amplitude articular não são decisivos para uma boa manutenção e desenvolvimento do sistema proprioceptivo, sendo necessária uma abordagem específica através de exercícios de equilíbrio estático e dinâmico com ou sem auxílio de equipamentos, como plataformas de equilíbrio, que devem seguir uma progressão de intensidade conforme a capacidade do indivíduo a ser treinado.

 

Malliou et al. (2004) afirmam que os exercícios de estimulação sensorial devem fazer parte de qualquer programa de treinamento e não apenas visando à reabilitação após lesões, quando é mais usado. Os exercícios de equilíbrio estimulam os mecanorreceptores treinando o SNC a reconhecer a posição corporal durante qualquer atividade executada, prevenindo possíveis lesões e quedas principalmente na população idosa.

Os exercícios proprioceptivos são uma parte integral do processo de reabilitação, estudos realizados comprovaram que a prescrição destes exercícios melhora o senso de posição articular e evita que as lesões ocorram (Dover et al., 2003).

 

A prática regular de exercícios proprioceptivos ajuda a manter uma excelente resposta do sistema somatosensorial, comprovando que a utilização destes exercícios auxilia na manutenção do equilíbrio (Gauchard, 1999).

 

O programa de exercícios proprioceptivos, para compor um trabalho proprioceptivo preventivo, deve ter exercícios dinâmicos, multidirecionais e específicos de cada esporte ou atividade exercida pelo paciente. Estes exercícios trabalham principalmente com componentes da estabilidade dinâmica das articulações (unidades músculo-tendíneas) que mantém os membros e as articulações estáveis durante os movimentos. Este treinamento de exercícios dinâmicos específicos de cada esporte ou atividade exercida permite facilitações na adaptação proprioceptiva nas articulações.

 

Em resumo são exercícios específicos que visam estabelecer o equilíbrio dinâmico das articulações. São executados mediante tomada de peso sobre a articulação e situações criadas a fim de promover a reeducação do equilíbrio.

 

Promovem desequilíbrio músculo-articular, que proporcionam movimentos complexos e estabilizam a articulação.

 

A importância e o objetivo destes exercícios consistem em após uma lesão provocar desequilíbrios, através de diferentes estímulos para que haja equilíbrio e conseqüente formação de novo engrama.

 

Os exercícios proprioceptivos têm finalidades como:

- Diminuição do período de latência nervosa, ou seja, do tempo existente entre a introdução de um estímulo e uma resposta a ele.

- Formação de engrama sensorial, importante para que se evite lesões repetitivas.

- Aquisição de confiança por parte do paciente para voltar as suas atividades.

- Importância emocional.

 

 

 

Os exercícios proprioceptivos podem ser divididos em três fases:

 

1. Fase ativa-estática: desequilíbrio provocado pelo fisioterapeuta, onde o paciente fica aproximadamente 40 segundos tentando reagir para manter-se equilibrado.

 

2. Fase ativa-dinâmica: exercícios mais complexos, com adição de superfícies de apoio para execução de cada exercício.

 

3. Fase de proteção de prática desportiva: alterna-se o ritmo, as superfícies de execução e as posições de simulações dos gestos desportivos, tendo como principal objetivo à integralização dos movimentos globais e específicos do gesto desportivo.

 

Podem ser utilizados ainda na propriocepção aparelhos como o "skate", "cama elástica", "balancinho", "giro-plano", podem ser feitos circuitos, enfim, o mais importante para o terapeuta e ter criatividade para inventar o máximo de situações diferentes de desequilíbrio do paciente para que haja posteriormente o equilíbrio.

 

 

 

 

 

 

Existem muitos exercicios de propriocepção, é só colocar a criatividade em ação.

 

Obrigada

 

Talita Castelani

Coordenadora Geral

Equipe Home & Health Reabilitação

 

 

publicado por Equipe Home and Health Reabilitação às 03:06

nice information about Proprioception Exercises

Reactive Arthritis Treatment
reactivearthritis a 14 de Abril de 2011 às 16:09

Gostaria de ter acesso ao referencial teórico deste post. Obrigada!
Marcella a 11 de Outubro de 2013 às 15:12

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