★ Home & Health ★ Reabilitação

Maio 28 2011

A terapia da Kinesiologia foi desenvolvida pelo japonês Dr. Kenzo Kase do chiropractor em colaboração com a companhia japonesa Nitto Denko nos anos 70 a ser usados para o método da “Kinesio-Taping”. A intenção principal era suportar processos em pessoa da cura com um material especial que utiliza uma técnica particular da aplicação. A fita do Kinesio é modelada nas características da pele e assim capaz de transmitir “a informação sensorial positiva” ao corpo. As técnicas da aplicação foram desenvolvidas com o uso dos testes kinesiological, que deram logicamente a terapia e o material seu nome. O objetivo da terapia não é limitar o movimento mas fazer um pouco o movimento fisiológico das articulações e dos músculos possíveis, que ativa por sua vez o controle e a cura.

 

Os testes contínuos e as aplicações extensivas abrem consistentemente áreas novas do uso e da indicação. A fita K-Ativa com sucesso é aplicada hoje e recomendada nas seguintes áreas: para todas as indicações da dor na profilaxia, redução do movimento, entorces comum, os ferimentos do esporte, artrite, problemas espinais, tensão muscular, problemas na articulação sacroiliaca, dor de cabeça, enxaqueca, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, edemas da linfa, paralisia, polineuropatia, problemas com menstruação, incontinencia urinária dentre outros. Os resultados positivos da aplicação da }Kinésiotaping são explicados pelos seguintes efeitos: normalização do tônus muscular, melhoria da microcirculação do sistema linfático, ativação de endógenos, sistema analgésico, influências na sustentação de funções comuns em órgãos internos (em estudos ainda).

 

A aplicação de KINESIO reduz edemas e a dor de lesões musculares. Isto ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos receptores, sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a bandagem promove, elevando a pele. Melhorando desta forma a circulação sangüinea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente.

 

- - - - - 


A bandagem tem como funções fundamentais:

 

Corrigir a função do músculo

A bandagem é efetiva para recondicionamento de tensão anormal do músculo, ou para fortalecer o músculo enfraquecido.

 

Melhorar a circulação sanguínea e linfática

A bandagem auxiliará na absorção de edema ou hematoma.

 

Alívio da Dor

Supressão neurológica da dor ocorre após a aplicação da bandagem na área afetada.

 

Reposição da subluxação da articulação

A articulação é deslocada devido à tensão anormal muscular que pode ser corrigida com a bandagem que recuperando a função da fáscia e do músculo.

 

   Características:

- 140% de elasticidade;

- Adesivo ativado pelo calor;

- Não contém látex;

- Ondas para circulação de ar;

- Espessura leve como a da pele;

- Durável 3-4 dias/aplicação.

 

 

Modo de Aplicação:


Localize a região afetada, o músculo deve ser bem alongado e a bandagem pouco tensionada, esfregue a bandagem para ativar a cola. Em atividades esportivas, aplique 20 minutos antes para um resultado mais eficaz.

 

A aplicação deverá ser feita de origem para inserção do músculo para dar Suporte (em casos de fraqueza muscular).

 

A aplicação deverá ser feita de inserção para origem do músculo para Reabilitação (em casos de excesso de uso muscular e inflamação).

 

Veja alguns exemplos de aplicação: 

  

 

Para mais informações ou dúvidas deixe seu comentário.

 

Talita Castelani

Coordenadora Geral

Equipe Home & Health Reabilitação

publicado por Equipe Home and Health Reabilitação às 17:46

Como colocar para reduzir hematomas? obrigada pela atenção.
Maria a 29 de Outubro de 2013 às 19:31

Blog destinado a profissionais e pacientes, com dicas e propostas de tratamentos com base teórico-científico. Deixe sua dúvida ou sugestão. VISITEM AS NOVAS PÁGINAS NAS CATEGORIAS ABAIXO.
CATEGORIAS HOME & HEALTH:
Fisio Respiratória
Fisio em Cardiologia
mais sobre mim
SIGA-ME:
Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27

29
30
31


pesquisar
 
FAN PAGE:
Visitantes:
hospedagem
blogs SAPO