★ Home & Health ★ Reabilitação

Agosto 04 2011

Esse post foi escrito apenas para elucidar alguns pontos importantes sobre sistema linfático pois o próximo post será sobre edema.

 

O sistema linfático é uma via acessória da circulação sangüínea, permitindo que os líquidos dos espaços intersticiais possam fluir para o sangue sob a forma de linfa (do latim - água nascente/pura). Os vasos linfáticos podem transportar proteínas e mesmo partículas grandes que não poderiam ser removidas dos espaços teciduais pelos capilares sangüíneos. 

 

Essa remoção das proteínas dos espaços intersticiais é uma função essencial, sem a qual morrêramos dentro de 24 horas.

 

A linfa corresponde ao líquido intersticial que circula dentro dos linfáticos, tem composição quase idêntica a do plasma.

 

A concentração de proteínas da linfa, gira em torno de 2 a 6%, dependendo da parte do corpo. O sistema linfático também representa uma das principais vias de absorção dos nutrientes, através dos vasos linfáticos intestinais, nesse processo, também podem ser absorvidas bactérias e partículas maiores.

 

Esse problema é resolvido, a medida que a linfa passa através de linfonodos interpostos no trajeto dos vasos linfáticos, onde essas partículas e bactérias são bloqueadas e destruídas.

 

Ao contrário do que se possa imaginar, os nossos vasos sanguíneos não são impermeáveis e apresentam poros que permitem a saída e entrada de células, bactérias, proteínas e água.

publicado por Equipe Home and Health Reabilitação às 01:05

Blog destinado a profissionais e pacientes, com dicas e propostas de tratamentos com base teórico-científico. Deixe sua dúvida ou sugestão. VISITEM AS NOVAS PÁGINAS NAS CATEGORIAS ABAIXO.
CATEGORIAS HOME & HEALTH:
Fisio Respiratória
Fisio em Cardiologia
mais sobre mim
SIGA-ME:
Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar
 
FAN PAGE:
Visitantes:
hospedagem
blogs SAPO