★ Home & Health ★ Reabilitação

Agosto 21 2011

O envelhecimento populacional, está cada vez maior, e isso requer um planejamento da saúde pública, para  minimizar o impacto das doenças crônicas, o declínio funcional, o grau de dependência e a qualidade de vida.

  

Verificaram que os idosos que tinham a capacidade funcional preservada e os que tinham fragilidade em fases iniciais, são os mais beneficiados com programas para melhorar a diminuição da capacidade funcional, em relação à idade os idosos entre 65 e 75 anos, teriam um beneficio maior.

 

Campbell & Buchner definem a fragilidade como uma redução na capacidade do indivíduo em lidar com os agentes estressores, em quatro áreas essenciais: função músculoesquelética, capacidade aeróbica, cognição e estado nutricional.

 

Por ordem de importância, os fatores relacionados à fragilidade são:

- Mobilidade

- Equilíbrio

- Estado Nutricional

- Força Muscular

- Nível de Atividade Física

 

Fried et al., definiram a síndrome de fragilidade quando estão presentes pelo menos 3 das 5 características:

-  Perda de peso inexplicável

-  Fadiga

-  Fraqueza Muscular

-  Redução na resistência Muscular ou Endurance

-  Baixo nível de capacidade Física

  

Van Kan et al., criaram uma escala de fragilidade,  (“frail” = frágil):

Fatigue - (sensação de fadiga predominando na maior parte do tempo)

Resistance - (habilidade para subir um lance de escadas)

Ambulation - (habilidade para caminhar uma quadra)

Illnesses - (presença de cinco comorbidades ou mais)

Loss of Weight - (perda de peso corporal maior  que 5%)

 

A Síndrome da Fragilidade pode ser desencadeada devido a instalação de uma doença, —falta de atividade, —baixa ingestão de dieta, —por estresse, perda de massa e força muscular (sarcopenia - imagem abaixo), —disfunções inflamatórias, neuroendócrinas, alteração na regulação de energia.

 

 

O envelhecimento possui o bom e o mau prognóstico:

 

- O bom prognóstico dependerá de uma boa acuidade visual, ausência de quedas, exercícios regulares, ingestão de alimentos adequados, afeto positivo e sono regular.

 

- O mau prognóstico acontece quando existe o baixo peso ou a obesidade, tabagismo, depressão, isolamento e uso excessivo de álcool.

 

A fragilidade no envelhecimento é um conceito que ainda está sendo construído, por envolver vários fatores: biológicos,  psicológicos e sociais, que vai indicar a condição dos idosos com elevado risco de quedas, hospitalização, incapacidade, institucionalização e morte.

 

A Intervenção Terapêutica consiste em um programa de treinamento de exercício físico resistido que pode aumentar a força e a massa muscular de indivíduos idosos frágeis, sobretudo quando é associada à uma alimentação que atenda às necessidades de cada indivíduo, melhora seu estado nutricional e impede que ocorra a diminuição de proteína corporal.

 

Joyce Cunha e Thiciana Visentini

Colaboradoras

Equipe Home & Health Reabilitação

publicado por Equipe Home and Health Reabilitação às 20:57

Blog destinado a profissionais e pacientes, com dicas e propostas de tratamentos com base teórico-científico. Deixe sua dúvida ou sugestão. VISITEM AS NOVAS PÁGINAS NAS CATEGORIAS ABAIXO.
CATEGORIAS HOME & HEALTH:
Fisio Respiratória
Fisio em Cardiologia
mais sobre mim
SIGA-ME:
Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar
 
FAN PAGE:
Visitantes:
hospedagem
blogs SAPO