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Setembro 19 2011

Pois é! O cuidador de idosos ou de acamados também tem que se cuidar.


Normalmente, quem cuida de uma pessoa acamada,além das tarefas de cuidador, também tem que dar conta de seus afazeres diários.

Além disso, existe o peso emocional da doença que incapacita e traz sofrimento a um ente querido.

Sendo assim, é muito comum o cuidadoresquecer-se de si próprio, passar por cansaço físico, depressão e alterações na vida conjugal e familiar.

 

A tensão, o cansaço e as alterações na vida do cuidador fazem mal não só a ele, mas também à família e ao próprio acamado e/ou idoso.

 

Para atenuar as agruras de um cuidador e preservar sua saúde, existem algumas dicas que podem ajudar:

 

1-) Outras pessoas devem ajudar o cuidador (amigos, parentes, vizinhos), permitindo assim a ele ter um tempo livre para se cuidar, se distrair e recuperar um pouco da energia gasta com o acamado.

 

2-) O cuidador pode se exercitar e se distrair de diversas maneiras, como por exemplo: Enquanto assiste TV: movimentar os dedos das mãos e dos pés, fazer massagem nos pés com ajuda das mãos, rolinhos de madeira, bolinhas de borracha ou com os próprios pés.

 

3-) Reservar alguns momentos do seu dia para se cuidar, descansar, relaxar e praticar alguma atividade física e de lazer, tais como: caminhar, fazer ginástica, crochê, tricô, pinturas, desenhos, dançar, etc.. 

 

4-) Dicas de exercícios para o cuidador:

 

Exercícios para a coluna cervical (pescoço): Flexione a cabeça até encostar o queixo no peito, depois estenda a cabeça para trás como se estivesse olhando o céu. Gire a cabeça primeiro para um lado e depois para o outro. Incline a cabeça lateralmente, para um lado e para outro, como se fosse tocar a

orelha no ombro.

 

Exercícios para os ombros: enchendo os pulmões de ar, levante os ombros para próximo das orelhas, solte o ar deixando os ombros caírem rapidamente, depois fazendo movimentos circulares, gire os ombros para frente e para trás. 

 


Exercícios para os braços: gire os braços esticados para frente e para trás, fazendo círculos 

 

 

Exercícios para o tronco: em pé, apóie uma das mãos no encosto de uma cadeira ou na própria cintura, levante o outro braço passando por cima da cabeça, incline lateralmente o corpo. Repita o mesmo movimento com o outro lado. 

 

Exercícios para as pernas: deitado de barriga para cima, apóie os pés na cama com os joelhos dobrados. Mantendo uma das pernas nessa posição, segure com as mãos a outra perna e traga o joelho para próximo do peito. Fique nesta posição por alguns segundos e volte para a posição inicial. Faça o mesmo exercício com a outra perna. 

 

 

 

Fonte: Guia prático do cuidador / Brasília : Ministério da Saúde, 2008. 64 pág. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

 

Talita Castelani

Coordenadora Geral

Equipe Home & Health Reabilitação

publicado por Equipe Home and Health Reabilitação às 03:02

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PrimeSenior a 5 de Março de 2018 às 16:59

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